terça-feira, 21 de abril de 2015

Sobre a Escrita de Stephen King- Impressões de Leitura

Oi gente tudo bem?

Depois de uma semana off, cá estou novamente para falar de mais um livro,  E QUE LIVRO, lido agora em abril. Trata- se de "Sobre a Escrita"  de Stephen King :)
Até então eu não tinha lido nenhum livro do autor, mas quando soube que a Suma de Letras ia trazer este para o Brasil, fiquei super ansiosa, e o livro simplesmente superou todas as minhas expectativas. 

Podemos dizer que o livro está estruturado em 4 partes: Currículo; Caixa de ferramentas, Sobre a escrita, Sobre a vida.

A 1ª parte, "currículo",  tem um caráter mais auto- biográfico. Ele nos conta um pouco de sua vida desde a infância até a fase adulta, (gente ele conta uns "causos" aqui que são hilários, ri alto no busão, sem vergonha nenhuma kkkkk) e nos mostra como as coisas que foram acontecendo na sua vida colaboraram para ele se tornar escritor.

Na 2ª parte, "caixa de ferramentas", ele fala um pouco sobre as ferramentas que os autores têm para utilizar no seu processo de escrita. Aqui ele fala muito sobre questões técnicas, gramática, vocabulário, estrutura e etc. É um verdadeiro manual para escritores.

Na 3ª parte, "sobre a escrita", ele vai falar um pouco de estilo, da forma como ele escreve, aqui ele dá VÁRIAS dica para quem está começando, fala como se inserir no mercado editorial e etc. É a maior parte e a melhor para quem quer se tornar um escritor.

Na 4ª parte, "sobre a vida", ele volta ao tom auto- biográfico para nos contar o acidente que quase o matou em 1999 e como a escrita ajudou ele no processo de recuperação. No final ele escreve algo que me comoveu bastante e que vou transcrever abaixo:

"A escrita não é para fazer dinheiro, ficar famoso, transar ou fazer amigos. No fim das contas, a escrita é para enriquecer a vida daqueles que leem seu trabalho, e também para enriquecer sua vida. A escrita serve para despertar, melhorar e superar"
                      Stephen King

Fica então a dica de um livro sensacional, que me fez entender melhor como funciona o processo de escrita. Para quem é fã de King, é leitura obrigatória e para pessoas que como eu, ainda não tinha lido nada dele, é uma excelente porta de entrada. Já estou louca para ler muitos livros dele, enfim é sensacional! Abaixo deixo a imagem do livro para vocês, diga- se de passagem uma ótima edição da Suma de Letras!

Por hoje é isso pessoal, espero que tenham gostado da resenha. Se você já leu o livro deixe aí suas impressões nos comentários se é fã de King me indique livros dele, quero muito ler, muito mesmo. Beijos, ótima semana a todos ;)

26 comentários:

  1. Nossa, não sbaia que existia esse livro. VOU PROCURAR AGORAAAA :o

    ResponderExcluir
  2. Não vou negar que fiquei curiosa com o livro, principalmente por sua resenha, mas fico receosa ao mesmo tempo, visto que o novo método de escrita 'internacionais' é enlatada... fico preocupada com essa febre, porém, ainda assim quero ler o livro :D
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Conheci esse livro antes de ele ser publicado aqui no Brasil, a partir de uma recomendação de um professor, e, agora, com a sua resenha, me encontro ainda mais louca para ler Sobre a Escrita. Não porque sou fã do Stephen, mas porque sou escritora e quero DEMAIS ler as dicas dele sobre escrita e tudo mais! <3

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!! Não sabia da existência desse livro! Eu não sou fã do Stephen King e nem do gênero, mas é impossível negar o sucesso dele, a legião de fãs e tanto talento com as publicações e best-sellers, fiquei muito interessada na leitura! Adoro saber mais dessa parte técnica, quem sabe um dia eu consigo né? ^^ Obrigada pela dica! Beijos!! http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oláá
    Nossa, parece ser um livro mais intenso e forte do que imaginei, infelizmente só li um do autor mas quero ler todos, inclusive esse, adorei as suas impressões e espero gostar muito, afinal, é o King <3

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro o autor e não sabia que tinha esse livro! Correndo para procurar um pouco mais!
    Gente, acho que amaria a parte curriculo, com toda a certeza iria gargalhar que nem você. O livro parece ser ótimo, assim como tudo que o autor faz.
    Beijos
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiii...
    Ai menina eu tenho um sério problema com Stephen King hahahahaaha eu sou meio medrosa, por isso nunca li nada dele.
    Adorei a sua resenha e esse livro me deixou bastante curiosa, mas não sei se leria :/.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu também nunca li nada do autor e sou super curiosa em relação aos livros dele, já que os filmes são sempre maravilhosos!
    Gostei muito de o livro funcionar como um manual para a escrita, eu ando pensamento seriamente em começar a escrever alguns textos, acho que esse livro seria um ótimo professor para mim, rs.
    Amei a resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  9. Ouço as pessoas falarem tanto e bem do Stephen King que fico um com um pouco de vergonha de nunca ter lido nada dele . Gostei bastante da premissa desse livro , e agora fiquei na duvida se começo por ele ou por outra de suas obras . Fico com medo de esse conhecimento "previo" do autor me atrapalhe nas outras leituras dele. Mas adorei sua resenha e saber sobre esse livro

    Beijos , Anna

    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  10. Oii ^^
    Tudo bem ?
    Então que autor aclamado é este que todos lhe falam bem ? hueheuehueh.
    Nunca li nenhum deles e acho que preciso reformar meu gosto literário .
    Beijos

    http://www.nossaspaixoesopsnossoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    SK é o cara, mas eu infelizmente não sou muito fã da escrita dele. Acho ele descritivo demais e isso muitas vezes me cansa, pois curto uma leitura mais dinâmica. Contudo, como esse livro não tem uma história em si e ele falando mais do processo de ser um escritos e contando um pouco da vida dele, acho que devo solicitá-lo para a editora para conferir se ele é tão legal quanto você falou no texto. Esse quote que colocou foi a maneira do SK falar: "Chupa sociedade!" HAHAHAHA

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li nada desse autor, mas morro de curiosidade, pois ele é muito bem falado e as histórias dele chamam bastante a minha atenção. Enfim, gostei bastante do post, ele me deixou ainda mais curiosa com o autor.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Nunca li nada do King, e acho que prefiro começar por outros livros, como esse tem partes biográficas, que não curto muito, acho que eu não aproveitara tanto a leitura.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  14. Nossa, esse com certeza vou anotar! Não sabia que tinha um livro desse tipo.

    ResponderExcluir
  15. Hey, tudo bem?

    Nos últimos dias minha curiosidade com esse livro foi despertada. Acho que a leitura do mesmo deve provocar uma boa reflexão em quem escreve (mesmo aqueles que não querem fazer carreira dessa forma) e é muito legal que o autor discorra sobre o seu processo criativo dessa forma, é algo que tenho bastante curiosidade sobre alguns autores.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  16. Oi! Bem, tá aí um dos meus arrependimentos literários hahaha, não ter até hoje lido nada do Stephen King. Tá muito na lista de futuras leituras, adoro livros que dão medo e até hoje li muito poucos do tipo.
    Mas esse dele eu não tinha ouvido falar até hoje, achei admirável a iniciativa de um autor consagrado escrever algo assim, buscando ajudar os leitores dele, autores que estão começando e tal. King já ganhou pontos comigo só por isso hehe :P
    http://www.kuroneko1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Quando vi o lançamento desse livro fiquei com uma vontade enorme de ler! Não sou fã de biografia, mas ter Stephen King compartilhando sua visão sobre a escrita já me faz mudar de ideia. Quero muito esse livro!

    Beijinhos!
    www.citacaoinumclick.com.br

    ResponderExcluir
  18. Sei que nunca vou ler um livro do autor, visto que não curto seu gênero literário, mas não da para negar que o cara é um gênio. Esse trecho que você transcreveu só confirma isso. Acredito que, para aqueles que sonham em se tornar grandes escritores, esse livro deve ser valiosíssimo.

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  19. Olá! Tudo bem?
    Bem eu não sou muito fã do Stephen pelo fato do gênero literário de suas obras, mas o título desse livro é bem curioso! Vale muito a pena para quem favorita esse autor ler.
    Parabéns pela postagem!
    Beijos Pão de Queijo.
    www.vontadeler.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    tudo bom? Nunca li nada do autor, e nem conhecia este livro. Não sou muito fã do gênero, mas acho que como neste dá uma variadinha, eu até leria.
    Também gosto desta edição, beijos!
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bom?
    Não conhecia esse livro e achei muito interessante, principalmente porque nunca li nada do King. Gostei da parte biográfica e também por trazer dicas de escrita.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá :)
    Não acompanho o King, pois os livros dele não faz o meu gênero. Entretanto, conheço quase todos, exceto esse. Achei interessante e bem contemporâneo, foge bem ao estilo do autor. Tá aí uma boa forma de conhecer a escrita do mestre ;)

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Cara, eu só li 1 do King e morri de medo de dormir por 1 semana. kkkkkkkkk Mas esse é não ficção, dá pra eu tentar, até porque adoro esse tema de escrita, técnicas e dicas. Vi muita gente falando bem do livro, principalmente autores, mas só aqui na sua resenha descobri essa divisão em 4 partes e que 2 delas parecem biografia.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Gi
    Quero ler este livro, está na minha lista
    Bjs ida longa ao blog :)

    www;blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
  25. Stephen King sempre sendo mestre <3
    Parabéns pelo blog, seguindo e acompanhando!
    Beeeeeijos

    http://veludoturquesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Estou louca pra ler esse livro!!! Até agora só ouvi boas coisas sobre ele. Adorei seu blog, estou aqui retribuindo a visita. Parabéns!!! Já curti sua fanpage pra ficar por dentro dos próximos posts, rs. Beijos!

    www.karolgoncalves.com

    ResponderExcluir