domingo, 12 de abril de 2015

Alejandro Zambra: Impressões de leitura

Oi gente, tudo bem?

Hoje eu vim falar com vocês sobre 3 livros, sim vocês não leram errado, são 3 livros kkkk, do Zambra. Mas calma, eu não vou obrigar vocês a lerem um texto gigante, apenas vou falar brevemente sobre o enredo de cada um e o que eu achei. Vamos nessa?!!

Em A Vida Privada das Árvores, o Zambra vai nos contar a estória de um cara, o Julián, que está cuidando de sua enteada enquanto espera sua esposa chegar da aula de desenho. Para distrair a criança, ele inventa uma estória cujo título dá  nome ao livro em questão. Ao longo da narrativa o autor nos conta como o casal se conheceu e como sua relação de amor surgiu, fala também da relação da criança com seu padrasto e com seu pai. Conforme as horas vão passando Julián vai ficando angustiado e começa a projetar o futuro caso sua esposa não volte mais, entretanto, através da narrativa, Zambra faz um jogo entre futuro e presente, a escrita é tal que o leitor, eu pelo menos, se questiona: "isso é ele projetando o futuro, ou o futuro chegou, ela não voltou e ele está narrando o presente agora que a criança cresceu?" Isso é um recurso muito legal que Zambra move e que, a meu ver, é o ponto alto desse livro; no desfecho ele arredonda isso e a gente entende :). No entanto, dos 3 esse foi o que eu menos gostei :( porque eu não consegui me sentir imersa nessa estória como nas outras. 

Em Bonsai Zambra vai nos contar a estória de um casal, Emilia e Julio. Os dois tem um relacionamento curto, mas intenso. Em poucas páginas o autor nos conta o passado dos dois como se conheceram, como relacionaram e depois do fim, o que aconteceu na vida de cada um. Além disso e através da narrativa, ele nos mostra o sentido do título, isso é muito bonito na estória quando a gente entende o porquê do Bonsai, tudo se completa, tudo faz sentido na nossa cabeça, é sensacional!
Uma coisa diferente que o Zambra faz aqui é começar o livro pelo spoiler final, então a gente lê sabendo o que vai acontecer, resta saber como. Isso não é ruim porque a construção da estória é muito boa e feita propositalmente para que não haja expectativas. A gente não lê para saber o final, a gente lê para saber porque foi assim, espetacular isso! Gostei demais desse livro, mas não tanto como o próximo :)


Aqui Zambra vai falar sobre a estória de um cara, ele não tem nome, que viveu numa época muito complicada da História chilena, a ditadura de Pinochet. No entanto, ele quando criança ficou à margem de tudo o que estava acontecendo em função da postura de seus pais naquele momento, eles simplesmente se abstiveram de  tudo e continuaram vivendo como se nada demais estivesse acontecendo.
Agora adulto nosso protagonista volta ao seu passado, entendendo perfeitamente o que foi a ditadura, e tenta de alguma forma se reconciliar consigo mesmo. Não que ele pense que tenha algum tipo de culpa por ter ficado à margem, mas esta posição o incomoda de certa forma e ele busca entender também porque seus pais se posicionaram daquele jeito. Esse livro é excepcional, é o meu preferido, primeiro porque a estória está melhor desenvolvida nele o Zambra escreve mais, dá tempo da gente se prender mais aos personagens, segundo porque gosto da forma como o autor lida com a questão da ditadura e, principalmente, o ponto de vista que ele adota que é justamente daqueles que vivenciaram aquele momento, mas que ao mesmo tempo não vivenciaram porque foram de algumas forma "preservados" dos horrores de qualquer ditadura, por fim, eu gostei muito do protagonista não ser nomeado, pois através disso o Zambra não fala de um cara em específico, mas de uma coletividade.

Bom já escrevi muito né?! rs. Para finalizar então digo que os três livros tem um ponto em comum que eu valorizo muito, a literatura presente na estória. No 1º e no 3º os protagonistas são escritores e no 2º o casal é estudante de literatura, eu amo quando livros falam também de livros <3
Zambra é um autor chileno e contemporâneo que eu conheci este ano de 2015 e já recomendo para todos, seus livros são curtos e extremamente ricos, a escrita é excelente e uma delícia de ser lida. Fica a dica então, beijo pra vocês na quarta- feira eu volto, até lá ;)
                                                                                                                                       Gi!! 

24 comentários:

  1. Não conhecia Zambra e gostei muito da apresentação das três obras. Criativas e inteligentes.
    Os título são lindos, poéticos e pela sua descrição, parece que casam com o enredo, amo capas simples, sem enfeites.
    Obrigada por me apresentar algo tão grandioso!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia também esses contos , gostei muito da premissa dos dois primeiros . Títulos fortes e ligadas a história . Vou colocar em minha lista de desejados. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse autor, e fiquei bem interessada em ler a terceira história, pois gosto de enredos que envolvam fatos e períodos históricos, sendo a didatura algo tão forte, deve ter gerado uma história igualmente forte.

    Gostei da indicação, e espero ler essas histórias futuramente!

    Beijos
    http://coolturenews.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o autor, mas achei as suas obras interessantes.
    Porém não são leituras que eu faria, pelo menos não por hora.
    Beijos
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não conhecia o autor e adorei o jeito que você fez o post, não me importaria que fosse grande, por ser uma excelente apresentação. Algo nas capas me encantou de cara e estou super interessada pelo trabalho dele agora.

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Já ouvi falar bastante do livro pois trabalhava na livraria e saia muito, porém, nunca procurei saber mais, agora lendo sua opinião me despertou uma certa curiosidade, adorei ahha

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Beijos
    Catharina

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia o autor, mas confesso que o estilo de literatura dele não me atrai nem um pouco. O que me chamou atenção em tudo foram as capas, mas os enredos deixaram um pouco a desejar no meu caso.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sou mais uma que não conhecia o autor! Adorei conhecer! Acho interessante ler livros com enredos supostamente mais simples, mas que as vezes de simples não têm nada! Além disso as capas me chamaram atenção, por todas terem essas formas geométricas e tal.
    Achei bem legal seu formato de post com uma breve impressão de cada livro, pois como são tão curtos talvez não ficaria interessante uma resenha completa para cada. Ficou no ponto! ;)

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Não conhecia Zambra e gostei das premissas dos 3 livros, especialmente Bonsai, um livro que começa com o spoiler final certamente é um livro que vou amar, tenho uma queda por spoilers...rs
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  10. Olá, legal o post. Pois não conhecia as obras e nem autor. E através da sua apresentação deu para conhecer e até curtir os títulos. Gostei bastante do último título.

    beijinhos

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu li o começo de Bonsai mas acabei deixando para trás por conta de outras leituras.
    Não sabia que ele tinha outros títulos.
    Gostei muito desses enredos, bem originais.
    Vou anotar, com certeza.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  12. Oi, flor!
    Acho que nunca li nada de um autor chileno. :) Eu gostei bastante de conhecer essas três publicações dele. Notei que há um romance, mas ao mesmo tempo não é esse o foco das histórias. Isso me cativa! Com certeza, quero conhecer um dos seus livros – confesso que o que mais me atraiu foi o terceiro, por abordar a ditadura.

    Anotei a dica, flor!
    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. O bonsai me chamou atenção em um vídeo que eu vi *de alguém * e desde então está na minha wishlist.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  14. O bonsai me chamou atenção em um vídeo que eu vi *de alguém * e desde então está na minha wishlist.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o autor, porém a premissa dos livros parecem ser interessantes, todavia eu não se os leria nesse momento.

    fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oii...
    Nossa que diferente... eu de fato não conhecia o autor e consequentemente as suas obras que me pareceram ser bem interessantes.
    Bonsai foi a que mais me chamou a atenção entre os três citados

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  17. Bonsai parece ser ótimo. Assim como o amor a gente deve cuidar dessa pequena árvore, porém a um certo tempo ela não cresce, devemos então mantê-la sempre viva (como a chama do amor). Fiquei curiosa para saber qual a metáfora por trás desse título!

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie, Gi!
    Entre os que você citou, acho que leria Bonsai. Não dou certeza, mas pelo menos faria uma tentativa, sabe? Sou muito fechada no meu mundinho da fantasia, infelizmente. Um dia espero ter vontade de sair da zona de conforto e me aventurar em novos mundos.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando: Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  19. Oooi!
    HAHA Eu sempre adoro quando tu mostra esses gêneros no blog, sempre tem uns que nunca li ou que ainda não conhecia e o enredo sempre me encanta! Logo, as capas me chamaram bastante atenção! O Bonsai me aparenta ser bastante encantador e o Formas de Voltar Para Casa Também, pois fala um pouco sobre a história chinela e então me interessou!

    Beijos,
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu não conhecia esse autor e adorei os livros dele. Pra mim o que deve ser mais legal é o segundo, Bonsai, achei interessante o formato da história e fiquei bem curiosa para saber o porque do título.

    BJOS!
    http://luadeneonblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Não conhecia esses livros, mas confesso que eles não fazem muito meu estilo de leitura, por isso não me interessei de fato. Mas são boas dicas.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oiee, tudo bem?

    Não conhecia o autor. De todos achei Bonsai o mais interessante. Principalmente pela forma como ele estruturou a história. Deve ser uma sensação diferente começar um livro já sabendo do final.

    beijos
    kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  23. Ai, Zambra, meu amor... tenho os 3 livros os adoro.. tanta delicadeza, literatura e sensibilidade. Formas de voltar para a casa foi o que eu mais gostei, e ainda me despertou mais intensamente para a questão da ditadura chilena. Amei a resenha,beijo e sucesso sempre

    http://derepenteblogueidsc.blogspot.com.br/2015/04/eu-estava-aqui-o-tempo-todo-so-voce-nao.html

    ResponderExcluir
  24. Oie, tudo bom?
    Não conhecia o autor, mas fiquei feliz por conhecer mais um autor chileno porque eles não são tão lidos por aqui. Fiquei curiosa com o Bonsai porque a premissa foi a que mais chamou minha atenção.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir